FAQs
Perguntas Frequentes
Descubra mais sobre o Instituto dos Pupilos do Exército (IPE) em Lisboa, através das nossas perguntas frequentes (FAQs).
Explore as respostas às nossas FAQs
Estamos aqui para ajudar a garantir que tenha todas as informações necessárias para tomar decisões informadas.
A idade limite depende do ano para que se candidata:
- 5º Ano – Ter no máximo 11 anos até 31 de Dez
- 6º Ano – Ter no máximo 12 anos até 31 de Dez
- 7º Ano – Ter no máximo 13 anos até 31 de Dez
- 8º Ano – Ter no máximo 14 anos até 31 de Dez
- 9º Ano – Ter no máximo 15 anos até 31 de Dez
- 10º Ano – Ter no máximo 16 anos até 31 de Dez
Sim, desde que se faça um requerimento a pedir essa mudança.
Não. Se escolher Educação Moral Religiosa e Católica já não se pode desistir.
Pagam-se 10 meses, de Setembro a Junho, e para os Cursos Profissionais do 10º e 11º anos metade do mês de julho.
O horário letivo será das 08h00 às 18h40, no entanto os alunos externos devem entrar entre as 07h00 e as 07h30, pois têm que mudar de farda e estar na formatura às 07h40, e o horário habitual de saída é após as 19h00.
O acesso aos estabelecimentos militares de ensino executa-se nos moldes definidos no artigo 31.º do Dec-Lei nº 76/2018, isto é, os menores a cargo de militares em RC, RCE ou RV têm direito a frequentar os estabelecimentos militares de ensino em igualdade de condições dos menores a cargo dos militares dos QP.
Este incentivo, além do tempo em que os militares ao abrigo dos regimes previstos no número anterior estão a prestar serviço, pode ser usufruído, isto é, mantém-se, após a passagem à reserva de disponibilidade, até ao limite de tempo correspondente ao número de anos completos de serviço militar prestado, de acordo com o nº 2 do art.º 35.
Terminado o período de tempo correspondente ao número de anos completos de serviço militar prestado naqueles regimes, gozado imediatamente a seguir à passagem à reserva de disponibilidade, o direito ao incentivo suprarreferido extingue-se.
A estrutura curricular do 2.º Ciclo é constituída pelas disciplinas que fazem parte do Currículo Nacional do Ministério da Educação e pelo Currículo Interno do IPE.
Currículo Nacional do Ministério da Educação:
Português, História e Geografia de Portugal, Inglês, Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual, educação Tecnológica, Educação Musical, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento, Estudo Acompanhado, Educação Moral e Religiosa e Católica (facultativo).
Currículo Interno do IPE:
Atividades de Complemento Curricular Culturais e Desportivas (de frequência obrigatória), Seleções, Instrução de Matriz Militar, Estudos Gerais e Estudos Individualizados
A estrutura curricular do 3.º Ciclo é constituída pelas disciplinas que fazem parte do Currículo Nacional do Ministério da Educação e pelo Currículo Interno do IPE.
Currículo Nacional do Ministério da Educação:
Português, Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Inglês, Francês, Alemão, História, Geografia, Ciências Naturais, Físico-Química, Educação Visual, Projeto Tecnológico, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Moral e Religiosa e Católica (facultativo)
Currículo Interno do IPE:
Atividades de Complemento Curricular Culturais e Desportivas (de frequência obrigatória), Seleções, Classe Especial de Ginástica, Instrução de Matriz Militar, Estudos Gerais e Estudos Individualizados
A formação em contexto de trabalho (FCT) visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir, que se realiza numa empresa/instituição de acolhimento, orientada por um professor do IPE, que complementa as aprendizagens que o aluno foi desenvolvendo durante a frequência do Curso Profissional, tendo assim o primeiro contacto com o mundo real do trabalho.
A Formação em Contexto de Trabalho é obrigatória e deve ser concretizada no mínimo em 600 horas.
A Formação em Contexto de Trabalho realiza-se no 11.º e no 12.º ano de escolaridade.
Não, o ideal é pagar mensalmente.
Apenas podem utilizar o telemóvel após o término das atividades escolares, salvo devidamente autorizado pelo Corpo de Alunos.
Não, basta andarem com o cabelo apanhado.
O aluno tem acesso a este serviço mediante o pagamento de 25€/mês debitados na mensalidade, e funciona da seguinte forma:
Entrega da roupa às 2ªs feiras e levantamento às 4ªs feiras, a roupa branca, e às 6ªs feiras a roupa de cor. A roupa é entregue engomada.
Todos os alunos que estejam na escolaridade obrigatória e que tenham concluído o 9º ano de escolaridade com sucesso.
O plano curricular dos cursos profissionais integra as seguintes componentes de formação:
» a) A componente de formação sociocultural, estruturada em disciplinas comuns a todos os cursos, que visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos;
» b) A componente de formação científica, estruturada em duas ou três disciplinas, que visa proporcionar uma formação científica consistente com o perfil profissional associado à respetiva qualificação;
» c) A componente de formação tecnológica, organizada em UFCD, que visa a aquisição e desenvolvimento de um conjunto de aprendizagens, conhecimentos, aptidões e competências técnicas definidas para o perfil profissional associado à respetiva qualificação;
» d) A componente de formação em contexto de trabalho (FCT), realizada em empresas ou noutras organizações.
Os Cursos Profissionais são um percurso de ensino secundário com dupla certificação, ou seja, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente se obtém o nível secundário de educação (12º ano). Estes cursos preparam os jovens para uma mais fácil e qualificada inserção no mercado de trabalho e permitem a realização de estudos ao nível pós-secundário e ingresso no ensino superior.
Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário, caracterizados por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o perfil de cada aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão.
- Técnico de Eletrónica, Automação e Comando
- Técnico de Manutenção Industrial - Metalurgia e Metalomecânica
- Técnico de Gestão
- Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
- Técnico de Desporto
A PAP é a prova final de curso que consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, no qual o aluno demonstrará as competências e os saberes que desenvolveu ao longo da formação.
instituto dos pupilos do exército
Razões para Escolher o Instituto dos Pupilos do Exército (IPE)
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Flexibilidade
O IPE proporciona um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos podem crescer e desenvolver-se tanto academicamente como pessoalmente.
Qualidade
No IPE, os alunos recebem uma educação de qualidade, com programas académicos rigorosos e uma variedade de atividades extracurriculares.
Formação Integral
No IPE, os alunos são incentivados a desenvolver competências de liderança, trabalho em equipa e responsabilidade social.
Escolhe entre o regime de internato ou externato e inscreve-te hoje para uma educação de excelência no IPE Lisboa
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